quarta-feira, 7 de agosto de 2019

O AMOR FAZ DO OUTRO SAGRADO


Antes que digam, sei que a história que vou contar a seguir não é verdadeira. Mas nunca uma história falsa foi tão verdadeira.

Disseram que esta criança da foto tinha perdido a mãe na guerra e, no pátio do orfanato, rabisca seu desenho e se deita na memória do aconchego do seu ventre, deixando de lado as sandálias em sinal de respeito, como é costume nas tradições orientais ao se entrar em um lugar sagrado.

Dizem que saudade só existe na língua portuguesa. Acho que depois dessa foto, a saudades pode ser compreendida em qualquer língua.

E isso me fez pensar que esta imagem representa bem o significado da espiritualidade. Espiritualidade é Saudade. Quando o coração deseja o aconchego da fonte de sua criação, faz porque tem sede de Deus. É o que deveria acontecer todas as vezes que vamos à Igreja. É o que deveria acontecer todas as vezes que encontramos aqueles a quem Jesus chama de próximo: as crianças, os leprosos, as prostitutas, os pecadores, os miseráveis, os pobres e excluídos... também os amigos. Entrar na sacralidade da vida dessas pessoas, como ventre, e de pés descalços.

Nenhum comentário:

Postar um comentário